RIO SONO

Pesquisar

Prefeitos e equipes gestoras de Rio Sono e Novo Acordo participam de capacitação do TCE

Além dos prefeitos de Rio Sono, Itair Martins, e de Novo Acordo, Deusany Batista, secretários municipais, vereadores e equipes técnicas dos dois municípios participaram do encontro promovido pela 6ª Relatoria do TCE, em Rio Sono

O município de Rio Sono sediou nesta terça-feira, 16, o quarto Encontro Técnico e Orientativo aos Jurisdicionados da Sexta Relatoria do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), que foi realizado no Centro de Eventos da cidade. Na ocasião, prefeitos, vereadores, secretários, servidores e população em geral acompanharam palestras sobre a Importância do Controle Interno; as inovações da nova Lei de Licitação nº 14.133/21; A implantação de Ouvidorias nos Municípios; a Importância do Acompanhamento a Priori e Concomitante; Controle Social e também orientações sobre o Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância, que visa políticas públicas eficientes para crianças de 0 a 6 anos de idade.

Durante o encontro o prefeito de Rio Sono, Itair Martins, destacou a importância da aproximação do TCE com os municípios para orientá-los pedagogicamente e para conhecer a realidade de perto. “Para nós é satisfatório receber a Sexta Relatoria, pois estamos aqui para aprender e fazer uma gestão eficiente dentro das nossas limitações. Agradecemos por esse projeto que só trouxe benefícios”, ressaltou Gomes.

Já a prefeita de Novo Acordo, Deusany Batista, reforçou que ter a Corte de Contas cada vez mais perto dos gestores traz uma segurança maior. “A última coisa que queremos é errar, por isso, ter o TCE como uma fonte de orientação nós dá mais segurança para gerir o município e, assim, ser mais assertivo na aplicação das políticas públicas”, pontuou.

Além de secretários e vereadores também esteve presente a vice-prefeita de Rio Sono, Leila Campos, e o presidente da Câmara Municipal de Novo Acordo, Cássio Patrício.

Encontro

O encontro foi coordenado pelo conselheiro Alberto Sevilha, titular da Relatoria. “Temos que unir forças para mudar a atua realidade do nosso país e trabalhar para que ele possa ser, sim, o país do futuro. Mas para isso, é necessário investir em políticas públicas de qualidade, principalmente nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social”, afirmou o conselheiro. E completou: “É nesta idade que formamos o caráter dessas crianças, influenciando o que elas serão no futuro. Por isso, pais e gestores, conto com o compromisso de todos para fazermos mais e melhor”, destacou. 

O advogado da prefeitura de Rio Sono, doutor Maurício Cordenonzi, aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho concomitante que é desenvolvido pelo Tribunal, ou seja, o acompanhamento em tempo real das ações dos gestores. “Isso nos dá garantia para executar um processo sem falhas, já que temos prazos para apresentar as informações que são acompanhadas pelo TCE em tempo real via sistemas informatizados. E quando algo inconsistente é encontrado, a Corte nos comunica”, enfatizou.

Também palestraram no encontro o chefe de gabinete da Sexta Relatoria, Dimas Baia, o auditor e diretor da Sexta Diretoria de Controle Externo, Arlan Marcos Sousa e o auditor de Controle Externo Humberto Arruda Alencar.

Visitas técnicas

Além do processo instrutivo aos gestores e servidores, o conselheiro e sua equipe realizaram visitas técnicas às estruturas de apoio e sede do município de Rio Sono, na segunda-feira, 15, e terça-feira, 16, após o evento. Na oportunidade eles inspecionaram escola, creche, hospital, Cras, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o povoado Mansinha.

(Com informações do TCE-TO)

Pular para o conteúdo