RIO SONO

Atendimentos em povoados rurais levam saúde, exames e tratamento aos moradores

Postado em 20/03/2024

A equipe de saúde percorre a cada dois meses os povoados rurais e leva atendimentos aos moradores que ficam distantes. O Povoado Mansinha, que fica a 100 Km da cidade, está recebendo o benefício nesta semana

Neste mês de março a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Sono realiza mais uma rodada de atendimentos na zona rural. O alvo são os povoados e moradores de suas respectivas regiões. Na semana passada a equipe de saúde esteve no Brejo Fundo e nesta semana os profissionais estão no Povoado Mansinha. Na próxima semana vai ser a vez dos povoados Novo Horizonte e Bonfinópolis.

Os profissionais realizam atendimentos médicos, além de fisioterapeuta, dentista e demais integrantes da equipe, como explica a titular da Saúde Municipal, Tálita Martins.

“É feita uma busca ativa através dos nossos agentes de saúde, de pessoas que já fazem acompanhamento. Estamos iniciando esses atendimentos com muitas expectativas de estar atendendo bastante pessoas, e os pacientes que precisam realizar exames, a gente tem a equipe que faz a coleta, dando continuidade ao tratamento”, disse Tálita.

O coordenador de Atenção Básica, Lucas Noleto, destacou que os atendimentos são relevantes para a promoção da saúde de forma efetiva para todos que precisam.

“É muito importante esse atendimento na zona rural, para as pessoas que não têm acesso. Como a gente sabe, Rio Sono é um município muito extenso, há comunidades que fazem divisa com outras cidades, como o Povoado Novo Horizonte. Então, a Gestão tem esse cuidado, de levar a saúde a essas regiões distantes. A gente também realiza a coleta de exames, que são levados ao laboratório de referência para fazer a análise”, disse Lucas.

Ele ainda reitera que as ações irão ganhar um reforço com a construção da nova UBS em uma das regiões. “Temos dois povoados com UBS que tem atendimento de enfermagem e está em construção mais uma UBS no Povoado Bonfinópolis, que atende também o Assentamento  Faveira. Esse olhar de inclusão e atendimento assistido é muito importante, leva acessibilidade. A Secretaria de Saúde tem esse papel de proporcionar um atendimento humanizado, sempre com equipamentos adequados, medicamentos, exames de ultrassom, de rotina”, completou.