Pesquisar

OUTUBRO ROSA: Saúde de Rio Sono promove ação de autocuidado com exames e consultas para mulheres

Com uma decoração em tons de rosa, sorrisos e muita alegria, os profissionais de saúde de Rio Sono acolheram as mulheres para um dia de autocuidado e prevenção às patologias que atingem o público feminino

Um dia inteiro de orientações, realização de exames, palestras e compartilhamento de experiências entre mulheres foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Sono nesta quinta-feira, 19. A Unidade Básica de Saúde da zona urbana foi fechada para atender exclusivamente todas as mulheres da cidade, que foram convidadas por meio das redes sociais e pelos agentes comunitários de saúde.

No local as mulheres tiveram acesso a exames de coletas citopatológicas, consultas de enfermagem e médicas, consultas odontológicas, aferição de pressão arterial e glicemia. Já pela manhã as mulheres participaram de uma palestra com a enfermeira Lorrany Silva, que orientou as pacientes sobre a realização do autoexame. Também ministrou palestra o médico Maurício Martins, que falou às mulheres sobre o câncer de mama, suas formas de tratamento e prevenção.

Após as palestras houve sorteios de brindes como procedimentos de limpeza de pele, manicure e pedicure. As participantes puderam também prestigiar um lanche que ficou à disposição para as convidadas ao longo do dia.

A secretária municipal de Saúde, Tálita Martins, disse que a ação é importante para envolver as mulheres e retirar tabus para promover a prevenção. “Precisamos trabalhar e nos cuidar durante o ano todo, e como equipe, atuar com esse tema, que tem ainda muita resistência da parte de muitas mulheres, pelo constrangimento. Nós usamos muito essa frase, ‘seja seu próprio anjo da guarda’, por que nós mulheres precisamos nos cuidar o ano todo, e se observarmos qualquer alteração no nosso corpo, devemos procurar os profissionais responsáveis, porque qualquer sinal diferente já é um alerta para uma investigação. Devemos buscar o acompanhamento não só no mês de outubro”, ressaltou.

A secretária destacou ainda que houve uma melhora nos atendimentos do laboratório prestados pelo Estado, e por isso as mulheres estão voltando a realizar os exames preventivos.

“Achei interessante estarmos ganhando novamente a credibilidade das mulheres, pois antes existia um problema de laboratório na coleta do exame citopatológico, tinha muita demora nas entregas dos resultados, agora o Estado mudou a coleta para o Lacen e o resultado está saindo com rapidez. Então, para as mulheres que ainda não procuraram a UBS, que procurem os nossos profissionais, que estão a postos todos os dias para receber e realizar os exames. As ações têm sido muito boas e as mulheres precisam se cuidar e se prevenir, pois a prevenção é sempre o melhor”, pontuou a secretária.

Últimas Publicações

Serviços Online

Pular para o conteúdo