RIO SONO

RIO SONO EM LUTO: Falecimento do ex-vice-prefeito Domingos Lira comove a população

Figura pública importante em Rio Sono, senhor Domingos Lira foi vereador por duas legislaturas, vice-prefeito e secretário municipal. Pai da primeira-dama Tálita Lira Martins e de mais 11 filhos, ele atuou no desenvolvimento da cidade, além de ser exemplo de integridade e honestidade

O município de Rio Sono perdeu nesta terça-feira, 28, um cidadão ilustre, considerado um pai de família exemplar, guiado pela fé e por princípios cristãos: senhor Domingos Alves Lira, 81 anos, que faleceu após lutar contra problemas de saúde. Pai da primeira-dama Tálita Lira Martins, ele atuou em diversos cargos públicos, contribuindo com o desenvolvimento do município.

Senhor Domingos foi vice-prefeito nos anos de 1997 a 2000, além de vereador por duas legislaturas, de 1982 a 1992, e secretário municipal de Meio Ambiente de 2001 a 2004. Autoridades municipais e estaduais reconheceram o serviço prestado pelo ex-vice-prefeito e emitiram notas de pesar. O prefeito Itair Martins falou da comoção na cidade e disse ser grato por poder ter convivido com um homem sábio e atuante.

“Como genro, morador e gestor de Rio Sono, deixo meu reconhecimento pelo belo trabalho que seu Domingos Lira fez pela cidade de Rio Sono, tanto como vice-prefeito, vereador, secretário, pai de família e cidadão. Ele atuou no município em um época muito difícil, em que muitos moradores não acreditavam no desenvolvimento do norte goiano. Muitas pessoas como ele enfrentaram esse desafio de se instalar aqui e contribuíram como puderam. Foi um exemplo de cidadão que ajudou a desenvolver nossa região com sua experiência de vida”, salientou o prefeito.

A vice-prefeita Leila Campos se emocionou ao lembrar da trajetória pública e pessoal do patriarca. “Seu Domingos foi um cidadão exemplar e sempre que se chegava perto dele, a gente sentia uma paz. Ele transmitia humildade, e foi muito importante para o município. Cravou aqui uma história de lutas e vitórias para sua família e para os demais moradores”, comentou.

O presidente da Câmara de Rio Sono, Osmário Fonseca, prestou condolências em nome do Poder Legislativo. “Temos a honra de ter tido em nosso plenário a atuação de um homem como seu Domingos. Ele deixa um legado por meio da sua família tão bem constituída, mas também por sua vida pública, além dos ensinamentos de fé, humildade e alegria. Rio Sono com certeza perde um grande cidadão e terá uma lacuna”, disse o vereador.

O velório ocorre no Centro de Eventos, onde os moradores têm a oportunidade de prestar homenagens e dar o último adeus. O sepultamento tem previsão de acontecer após às 14h.

Saudades

A cidade está em luto e se comove com o falecimento de um dos pioneiros que atuou ativamente na vida pública e construiu uma família ao lado da esposa Raimunda Alves Lira, com quem teve 12 filhos. A família se destaca pela união e tinha como patriarca um homem que se tornou referência de humildade, integridade e honestidade.

Os encontros em família ocorriam anualmente, com muita alegria e a presença dos netos e filhos. Sempre com disposição, seu Domingos chegou a conhecer até mesmo os Estados Unidos, onde mora uma das filhas, Solimar Lira. As homenagens surgem das autoridades e também dos familiares, como a neta Eulina Barros relatou de forma comovente a dor pela perda do avô.

“Quero agradecer ao senhor vovô, por ser minha família e por ter tido a oportunidade de conhecê-lo e por me receber de braços abertos em sua casa.  Que o senhor descanse em paz nos braços de Deus. Meus sentimentos a toda nossa família, que Deus fortaleça nossos corações. Um Homem humilde, simples e com legado gigante. Vovô até um dia, eternamente em nossos corações.  Te amamos para sempre!”, declarou.

Pesar

A equipe do Folha do Jalapão conheceu o senhor Domingos ainda em 1983, e a cada encontro sempre houve uma boa conversa, com aprendizado e relatos de experiências de quem muito já viveu. Se referia à diretora, Wenina Miranda, como filha, e com a humildade de quem tem sempre o carinho de pai a demonstrar.

O Jornal, por meio da diretora Wenina Miranda, se solidariza ao município de Rio Sono, à família da primeira-dama Tálita e do prefeito Itair, à amiga Solimar Lira e a todos que sentem a mesma dor. Seu Domingos será sempre um exemplo para nós e será lembrado com saudades e carinho por nossa equipe.

Mais Matérias

Pular para o conteúdo