RIO SONO: Povoado Mansinha recebe mutirão de atendimentos em saúde

Cumprindo o cronograma de atividades com os atendimentos nos povoados, a Saúde Municipal está realizando o mutirão no Povoado Mansinha, com consultas médicas, de enfermagem, atualização vacinal, dispensa de medicamentos, dentre outros

Para quem mora no campo e longe dos centros urbanos o acesso à saúde muitas vezes não é fácil. A longa distância é um obstáculo para os moradores que precisam se deslocar para a realização de uma consulta ou até uma troca de receita. Em Rio Sono, a Secretaria Municipal de Saúde busca facilitar este acesso, se dirigindo até as comunidades, conforme o cronograma da Pasta.

Apesar da distância dos povoados da cidade, a equipe se desloca até eles a cada dois meses, realizando mutirões de atendimentos, como o que ocorre desde esta terça-feira,14, no povoado Mansinha. A comunidade tem acesso a consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, fisioterapeuta, além de atualização vacinal e dispensa de medicamentos.

O Povoado Mansinha fica a 100 km da cidade, e os atendimentos ocorrem na UBS da comunidade. A secretária de Saúde do município, Tálita Martins, destaca que a equipe se sente satisfeita em levar os atendimentos à localidade. “Para os profissionais é muito gratificante, quando se chega ao local e veem que as pessoas estão buscando se cuidar, se vacinar, isso é importante para a manutenção básica da saúde da população”, disse.

O coordenador de Atenção Básica, Lucas Noleto, falou da importância em viabilizar o acesso aos atendimentos à zona rural. “É preciso levar em conta que na zona rural já temos as unidades de saúde com enfermeiro e técnico, realizando os atendimentos diariamente da população, mas a inclusão promove a saúde por meio deste fluxo de dois dias, a cada dois meses. Isso facilita a consulta médica, a troca de receita e outros procedimentos. Agradecemos a secretária Tálita e o prefeito Itair pela iniciativa que é muito importante para nossa comunidade”, comentou Lucas.

O próximo povoado a receber os atendimentos é o Bonfinópolis, no dia 21 de março.