Rio Sono sedia reunião da Comissão Intergestores de Saúde da Regional Capim-Dourado

Na ocasião foram debatidas pautas importantes para a saúde pública dos municípios da região. Os participantes foram recepcionados pelo prefeito Itair Martins e secretária municipal de Saúde, Tálita Martins

O município de Rio Sono sediou nesta quarta-feira, 23, a 4ª reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR) Campim-Dourado. O evento teve o objetivo de instituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o estado para constituição de rede regionalizada, pactuando de forma consensual a definição das regras da gestão compartilhada do Sistema Único de Saúde, composta por representantes da Secretaria Estadual de Saúde e de todos os secretários municipais de saúde da região.

No Centro de Eventos os participantes foram recepcionados pela equipe de Saúde do Município. Na abertura estiveram presentes o prefeito Itair Martins, vice-prefeita Leila Campos, secretária municipal de Saúde, Tálita Martins e pastora Madalena Carvalho, que realizou um momento de reflexão e oração.

Ao dar as boas-vindas aos convidados, a anfitriã, secretária Tálita, cantou um hino de louvor e falou da importância do debate dos temas que são de interesse da população.

“Temos os prazer de receber em nossa cidade os gestores da saúde de toda a região em um dia muito produtivo, e após levaremos para a CIB, a todos os secretários do Estado, os assuntos referentes à saúde e que damos prioridade, pois sabemos que a saúde é complexa e precisa de planejamento, além das demandas novas que vão surgindo. Aqui em Rio Sono o que sempre pedimos é que os nossos colaboradores façam um trabalho com qualidade, responsabilidade, uma solicitação constante do nosso prefeito Itair”, ressaltou Tálita.

O prefeito Itair Martins falou aos presentes sobre as comuns dificuldades encontradas pelos municípios em gerir a saúde. “A gente tem o pensamento que a nossa realidade dessa região é sempre mais difícil, mas conversando com outros prefeitos e gestores a gente chega à conclusão de que as demandas e dificuldades são bem parecidas, então estamos fazendo esse trabalho com muita dedicação para atender a comunidade, e independente dos desafios permanecemos firmes para buscar superar essas dificuldades, visto que nosso município é um dos maiores, com muitas unidades de saúde e povoados. Mas com dedicação e compromisso vamos superando”, reiterou.

A vice-prefeita Leila Campos destacou que a reunião é propícia para debates quanto às dificuldades dos municípios em ofertar os serviços de saúde. “São muito os desafios que nosso município enfrenta à frente da saúde pública, devido à extensão territorial e falta de acessos. Por isso essas reuniões como a CIR ajudam nesse sentido. É um momento único para os municípios discutirem sobre os desafios, avanços vividos e troca de experiências”, ressaltou.

Também fez uso da palavra o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ismael Ribeiro, dando as boas-vindas aos visitantes.

Pauta

Entre os assuntos abordados no encontro, estiveram o Plano Regional Integrado, Projeto Roda Hans, linhas de cuidado materno-infantil, além de experiências exitosas dos municípios, a exemplo do Grupo Conviver na Melhor Idade, que foi implantado em Rio Sono no Polo da Academia da Saúde. A apresentação da experiência foi realizada pelo coordenador da Atenção Básica, Lucas Noleto.

Últimas Publicações

Serviços Online