RIO SONO

Pesquisar

Rio Sono tem ação do Projeto Foco no Fogo e recebe novo veículo para atuação da Brigada

O município teve na semana passada ações do Projeto Foco no Fogo, com a orientação à comunidade sobre o perigo das queimadas. A Brigada Municipal ainda recebeu um veículo seminovo do Governo do Estado para o combate a incêndios florestais

O município de Rio Sono tem tido avanços no que diz respeito à conscientização e combate às ações que possam danificar o meio ambiente. Na semana passada a cidade recebeu a equipe do Projeto Foco no Fogo, que conta com visitas das equipes e entrega de panfletos orientativos em relação ao perigo das queimadas no período de estiagem. A iniciativa é do Governo Estadual e envolve diversos órgãos, como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh),  Naturatins, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ibama, Corpo de Bombeiros, dentre outros.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também recebeu um reforço para o combate às queimadas na zona rural: uma caminhonete modelo S-10 seminova, que foi doada pelo Governo do Estado, através da Semarh. A secretária de Meio Ambiente do município, Nilza Lino, agradeceu aos envolvidos que possibilitaram a doação do veículo.

“Com certeza a peça-chave para obtermos essa conquista foi o nosso prefeito Itair Martins, que nos deu todo o apoio nesta solicitação, assim como a secretária executiva de Meio Ambiente do Estado, Karynne Sotero, o governador Wanderlei. Esse veículos é de grande relevância e vai ajudar muito nos combates, já que antes a gente tinha que buscar carros para alugar para combater os incêndios, a gente tinha um gasto enorme com aluguel de carros e com poucos resultados”, explicou. 

A secretária Nilza reforçou a importância da parceria do Estado e a ajuda dos moradores para a preservação ambiental. “Essa parceria do Governo do Estado é importante pois estamos trabalhando para isso, combater as queimadas, e assim as pessoas se intimidam mais em colocar fogo. O Foco no Fogo foi viabilizado pelo secretário de Meio Ambiente, Marcelo Lelis, e foi muito importante para conscientizar a comunidade”, ressaltou.           

O prefeito Itair Martins comemorou o novo benefício para a cidade, tendo em vista a extensão geográfica do município e as dificuldades encontradas para o combate a incêndios na zona rural. “Essa é uma das demandas importantes para o município, que devido à sua extensão territorial, temos dificuldades em atender situações mais distantes. Está chegando em boa hora e a cada ano temos intensificado esses combates. Essa caminhonete soma muito, não só para Rio Sono, pois essa é uma preocupação do Governo do Estado e da União, promover a preservação da flora e fauna. Deixo meu agradecimento ao Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em nome da Prefeitura”, concluiu o gestor.

Pular para o conteúdo